Damasco
Prunus armeniaca
Os benefícios do Damasco para a Saúde
Os frutos são ricos em beta-caroteno, fibras, Vitamina A, Vitamina E, e Ferro, que têm muitos benefícios para a pele e cabelo e no combate a muitas doenças. Damascos secos e enlatados estão disponíveis durante o ano, os frescos estão em temporada de maio a agosto.
Damasco não é pêssego, porém muito parecida com o pêssego, a mesma possui uma casca amarelada que pode variar entre o vermelho e o laranja. A diferença é que seu sabor é mais ácido e sua polpa, menos suculenta. O damasco é rico em vitaminas A e B, além ser uma boa fonte de sais minerais, principalmente de ferro e potássio.
Previnem o Câncer: Estudos mostram que as Sementes de Damasco ajudam a combater o câncer, pois, é um poderoso antioxidante que protege o nosso organismo de radicais livres e os danos nas células, o fruto contém um composto chamado B17, também contêm Vitamina A e vitamina C, com isso irá impulsionar o seu sistema imunológico. Nos damascos se encontra o betacaroteno, que é convertida em nosso corpo em vitamina A, precisamos de vitamina A para ter uma boa visão e uma pele saudável.
Para a Constipação: Os damascos contêm grandes quantidades de pectina e celulose. Estes elementos ajudam no tratamento da obstipação. A celulose é uma fibra insolúvel, outro benefício dos damascos é que eles são excelentes fontes de fibras, necessária para a saúde do cólon e prevenir a constipação, que pode levar ao câncer de cólon, as fibras são ótimas para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo.
Anemia: O Damasco contêm grande teor de Ferro, eficaz na luta contra a anemia, contém, ainda uma pequena quantidade de cobre, que ajuda na absorção de ferro no organismo!
Perda de Peso: Os damascos são baixos em calorias, por isso é ótimo complemento para qualquer programa de perda de peso. Eles contêm apenas 48 calorias para cada 100 gramas.
Para a Gravidez: Damascos têm muitos benefícios para a saúde das mulheres grávidas, tais devem consumir o fruto durante a gravidez, uma vez que contêm vitamina A, vitamina C e vitamina E, também, contêm minerais como Fósforo, silício, Cálcio, Ferro e Potássio. O damasco deve ser consumido de preferência seco, pois, há alta quantidade de ferro, o ferro é muito importante para prevenir a anemia.
Pele: O óleo de damascos é extraído das amêndoas secas, é encontrado em muitos tipos diferentes de produtos cosméticos incluindo sabonetes, cremes, loções e condicionadores. Alguns óleos permanecem na superfície da pele, o óleo do caroço é absorvido sem deixar resíduos.
Os Damascos contêm ácidos oleico e vitamina A, que protegem a pele de muitos danos e sem qualquer efeito colateral. Rico em vitamina A e vitamina C, o que é benéfico para a pele sensível, também tem efeito anti-inflamatório e efeito calmante sobre a pele, quando combinado com outros óleos essenciais, também é útil para manter a elasticidade da pele. É utilizado com outros óleos de frutos como a máscara facial para ajudar a amaciar a pele. Além disso, você pode usar o óleo de damascos como um remédio eficaz na eliminação de manchas de pele e sinais de envelhecimento!
Cabelo: O óleo de damascos é rico em vitamina E e vitamina A, que se faz necessário para a hidrata-los, O óleo pode ser usado das seguintes maneiras:
► Podem ser adicionados ao shampoo ou condicionador para maior suavidade, o óleo de damasco tem efeitos hidratantes no cabelo e podem ser adicionados ao cabelo molhado ou seco.
► O Damasco é utilizado como um óleo de tratamento antes dos tratamentos químicos do cabelo.
► O Damasco é rico em ácidos graxos, o que é benéfico para o cabelo e couro cabeludo.
► Para as pessoas que sofrem de couro cabeludo seco, psoríase, caspa ou eczema, o damasco, é um remédio maravilhoso para estas doenças.
► Com a vitamina E, que auxilia no crescimento do cabelo mais saudável, previne a perda dos cabelos e os danos contra luz ultravioleta.
Ricos em antioxidantes: Os Damascos são uma boa fonte de vitamina C e uma grande fonte de vitamina A, fornecendo 20% de seu DV por porção.
Saúde do Coração: O beta-caroteno encontrado no damasco é agora considerado por muitos estudos que pode desempenhar um papel positivo na prevenção de doenças e na saúde cardíaca e cardiovascular. Eles ajudam a evitar a oxidação do colesterol LDL e a desintoxicar o sangue.
Ricos em fibras: O alto teor de fibras nos damascos oferece uma variedade de benefícios à saúde. Pode ser essencial na saúde do cólon, é ótimo para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo e manter um peso corporal saudável.
Saúde dos olhos: As Frutas como damascos, ricos em vitamina A e carotenoides, são agora considerados por muitos, que pode ajudar a fortalecer os olhos. Um relatório afirma que comer três ou mais porções de frutas por dia, pode ajudar a prevenir doença ocular relacionada com a idade, como a degeneração macular.
Cultivando
Damasco
Prunus armeniaca
Clima
O clima ideal para o cultivo do damasco é um clima moderado – No Mediterrâneo, onde há menos risco de geadas e as doenças são menos severas. Damascos requerem 400 - 1000 unidades frias, e podem sofrer de insolação no início da primavera. Floradas pobres e baixas produtividades são resultado do aumento de temperatura no início da primavera para o início da florada. Sua resistência a baixas temperaturas é similar a dos pêssegos. Chuvas fortes e alto nível de umidade durante a florada ou próximo da colheita podem causar danos. As flores têm bai resistência a geadas e -1°C é suficientemente frio para causar danos. Ultimamente, novas variedades têm sido desenvolvidas. Estas variedades podem suportar temperaturas de -20°C. Certas variedades são sensíveis a altas temperaturas o que causam rachaduras nas frutas.
Solo
Damascos preferem solos profundos e ricos.
A condição é ideal com um solo bem drenado.
O damasco tem uma resistência mediana a pH alto, a salinidade além de ser sensível a sobre saturação do solo.
Variedades
Existem três principais grupos de variedades: Européia, Asiática e híbrida. Durante centenas de anos, até que apenas 200 anos atrás, mudas foram cultivadas a partir de sementes, sem qualquer seleção ou aperfeiçoamento. Como resultado, existem variedades locais em vários países, particularmente na Turquia, Iraque, Iram, Síria, Paquistão e Afeganistão. Foi somente no século vinte que os damascos foram separados em três variedades na Europa e EUA.
Certas variedades foram desenvolvidas extraindo-se o núcleo de similares do damasco, principalmente na China. Variedades populares da Turquía foram desenvolvidas especialmente na região de Malatya para a indúsria das frutas secas. Esta região processa 65% - 80% de todo o damasco seco do mundo. Existem variedades doces e outras amargas. As amargas são derivadas de uma única variedade, a Zerdali. Os damascos doces vieram da Ásia Central e do Oriente Médio.
Viveiros
Como outras variedades deciduaus, é comum plantar as mudas ao final do período de dormência.
As mudas são plantadas com as raízes expostas.
Espaçamento das árvores
As árvores são plantadas a 6x5m, com cerca de 330 árvores por hectare.
Irrigação
O excesso de água causa a morte da planta, por isso a água deve ser aplicada de acordo com as necessidades da árvore. Em solos pesados a irrigação deve ser feita a cada 2 - 3 dias e uma vez por dia em solos leves.
Coeficientes de irrigação (Kc) baseados na classe A de taxa de evapotranspiração, de acordo com o hemisfério Norte.
Existem dois estágios críticos de stress no solo para pomares de damascos: Durante a floração, da florada para o amadurecimento e durante o amadurecimento do fruto, após a colheita.
Déficit de irrigação - Onde o abastecimento de água é limitado e o racionamento de água é essencial, as árvores devem ser irrigadas somente nas épocas em que estão sensíveis ao défcit de irrigação. No entanto, se a quantidade de água for insuficiente para as necessidades da planta, é necessário encontrar o estágio correto de aplicação, onde a redução de água trará o mínimo dano. O déficit de irrigação pode influenciar não apenas na produtividade atual, mas também nas produtividades das estações seguintes. As árvores de damascos são resistentes ao stress durante o período central de crescimento da fruta. As árvores devem receber muita água durante o primeiro estágio, no início da safra onde são muito sensíveis ao stress. Neste estágio os brotos das árvores, as flores e as frutas estão crescendo rápido. Por causa das condições climáticas o consumo de água não é grande. Um estágio crítico adicional é o período pós colheita, quando os frutos crescem rapidamente necessitando de irrigação. O déficit de irrigação pode ser aplicado durante um período relativamente longo, no crescimento vegetativo e do fruto.
Sistema de irrigação por gotejamento
Por causa do relativo espaço longo entre linhas de árvores, são recomendadas duas laterais por linha de plantio. O espaçamento entre gotejadores deve ser de 0.5m e a taxa de vazão deve ser de 1.6 - 2.3 L/h.
O gotejador Uniram As é a nossa solução universão para irrigação de superfície e enterrada. Os gotejadores Uniram CNL e HCNL são necessários para a Nutrirrigação por pulso caso esta técnica seja adotada.
Aplicação de fertilizantes
Durante o preparo do solo - P2O5: 200 - 300 kg/ha e K2O: 400 - 600 kg/ha devem ser aplicados dependendo dos resultados do teste de solo.
Necessidade de fertilizantes para árvores jovens e frutíferas:
Principais doenças
Antracose (glomeralla singulota), mancha bacteriana (Xanthomonas campestris pr.), Explosão da flor (Pseudomonas syringae), apodrecimento e parda (Monilinia sp.), Canco (Eutypa lata), canco perene (leucostoma cincta).
Principais pragas
Pulgões, lagarta enroladeira (mariposa tortricídeo), broca do pessegueiro (synathedon exitiosal), broca-do-galho de pêssego (ansaria lineatella), broca furadeira (scolitus rugulosus), ácaro.
Combate a geadas
Por causa da florada precoce um sistema de combate a geadas é essencial para regiões propensas a geada. O sistema recomendado é o sistema de aspersão de sobre copa. Um aspersor Meganet para cada árvore permite que as folhas sejam molhadas sem molhar o solo das filas de plantio. Também é possível utilizar o sistema anti geadas como sistema de irrigação (sistema de aspersão abaixo da copa).
Tratamento das árvores
A póda padrão serve para criar um centro aberto na árvore, também conhecido como sistema de inverno. A póda compatível com a árvore também é aceitável. A árvore cresce forte, portanto é possível fazer uma póda profunda sem danificar os frutos grandes. A póda verde é feia durante o verão. Não é comum debastar as flores, exceto aja uma quantidade excessiva de flores. Em regiões que sofrem com doenças tais como folha prata, entre outras, as árvores são podadas após a colheita, ou levemente podadas no inverno. Daninhas pela fila de plantio devem ser tratadas com herbicidas, enquanto entre as filas ela devem ser seifadas;
Safra
Os brotos abrem-se em Janeiro. O fruto normalmente começa a amadurecer em Maio, com a colheita no meio de Junho. O período de desenvolvimento da florada até a colheita é de 70 - 120 dias. Se o verão é quente, as frutas amadurecerão mais cedo. O período de colheia é muito curto, cerca de duas semanas e sua vida útil é muito curta. A estocagem do damasco não é praticada .
Colheita
A colheita é feita anualmente com muito cuidado pois apele das frutas é sensível. O período de colheita é curto e por isso as frutas são colhidas quando suas cores mudam. A colheita seletiva é preferível.
Produtividade
A primeira colheita comercial ocorre após três anos.
O pomar atingirá produtividades altas em 4 - 6 anos.
Durante o terceiro ano a produtividade será de 6 ton/ha enquanto no sexto ano será de 18 ton/ha e em um pomar maduro de 20 - 30 ton/ha.