Cranberry ou Oxicoco
Oxycoccus
Cranberry uma fruta produzida na água.
A cranberry é uma frutinha vermelha, azedinha, perene e rasteira. Floresce apenas uma vez ao ano, mas é altamente produtiva podendo dar frutos por até 100 anos.
Cranberry também pode ser apreciado em pó ou em uma lata, mas cuidado com os açúcares adicionados. Verifique a etiqueta do ingrediente e certifique-se de que o produto contém apenas Cranberry. Se você optar por beber o suco de cranberry, verifique de observar se ele é misturado com outras frutas e adoçantes. Além disso, Cranberry é uma fruta rica em antioxidantes, Vitamina C e ácido salicílico. Além de contém apenas 45 calorias por xícara.
O Suco de Cranberry também contém 87,13 g de água por 100 g. Ele também fornece energia, proteínas e hidratos de carbono. Em termos de minerais, o Cranberry é uma rica fonte de cálcio, Magnésio, Ferro, Fósforo, sódio, Potássio e Zinco. Ele também contém vitaminas como a tiamina, Riboflavina, niacina, vitamina B-6, E (alfa tocoferol) e Vitamina K (filoquinona).
Confira os benefícios do Cranberry
Saúde Cardiovascular: O Suco de cranberry pode ajudar a diminuir o risco de doenças relacionadas com o coração e ajudar na manutenção da saúde cardiovascular. Os flavonoides presentes na cranberry têm propriedades antioxidantes e pode diminuir o risco de aterosclerose. A aterosclerose é uma doença em que as artérias são estreitadas, devido à acumulação de gordura, cálcio, e colesterol encontrado no sangue. Isto obstrui o fluxo de sangue rico em oxigênio para as várias partes do corpo e pode levar a resultados potencialmente fatais, como ataques cardíacos e derrames. Estes compostos têm sido demonstrados que ajudam a retardar e suprimir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL) e beneficamente estimular as plaquetas sanguíneas.
Na Prevenção do Câncer: O cranberry contém proantocianidinas, os quais inibem o crescimento de células cancerosas. Pois, vários estudos têm mostrado que uma dieta rica em flavonoides desempenham um papel fundamental na redução do risco de câncer e de mortalidade por câncer. Além disso, O Suco de Cranberry contém componentes anti-cancerígenos que interferem com o crescimento de células de câncer, particularmente aqueles associados com câncer do cólon e da próstata.
Infecções Respiratórias: De acordo com estudos realizados, o suco de cranberry ajuda a inibir certas estirpes da gripe Haemophilus, que é uma causa comum de infecções respiratórias em crianças.
Perda de Peso: O Cranberry é uma excelente fonte em antioxidantes, que ajudam com o metabolismo e sistema digestivo de modo que você pode começar a perder peso mais rápido.
Dentes: Os mesmos proantocianidinas presentes no cranberry ajudam a prevenir infecções do trato urinário e também beneficiam a saúde bucal, impedindo as bactérias de se ligar aos dentes, de acordo com pesquisadores do Departamento de Odontologia da Universidade de Rochester Medical Center. O Cranberry também pode ser benéfico na prevenção de doenças da gengiva.
Fonte em Vitamina C: A Vitamina C é um poderoso antioxidante natural capaz de bloquear alguns dos danos causados por radicais livres, bem como aumentando a resistência do organismo contra agentes infecciosos, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.
Impede pedras nos rins: Devido a elevada quantidade de ácido presente no suco de Cranberry, ajudam a previne a formação de pedra nos rins.
infecção urinária: Segundo os médicos de 30% a 50% das mulheres brasileiras já tiveram algum problema com infecção urinária. Assustador não é mesmo? O período mais comum de ida aos consultórios médicos é depois do início da vida sexual, onde a vagina fica mais vulnerável em contato com o pênis, onde ocorre a transmissão de bactérias.
E é agora que entra em ação nosso querido cranberry. Pesquisadores da Rutgers University, em Nova Jersey, descobriram que uma das propriedades ativas do fruto é uma substância chamada proantocianidina (PAC). Esse nome esquisito é simplesmente o responsável por impedir que as bactérias se fixem e se reproduzam no trato urinário. Ou seja, sem bactérias, sem infecção urinária. Isso é claro também vale para os homens.
Outros benefícios do Cranberry para saúde:
► O Cranberry provocar saciedade é uma excelente ajudar para quem desejar emagrecer.
► O Cranberry é uma excelente fonte de vitamina A, Vitamina C e Vitamina K.
► O Cranberry ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
► O Cranberry Previne a gastrite e úlcera, já que impede a fixação de certas bactérias na mucosa estomacal.
► O Cranberry Melhora a nossa saúde mental.
Como tomar? Onde comprar?
No Brasil dificilmente encontrará a fruta in natura, mas em forma de suco(polpa) ou em capsulas. Se optar pelo suco é recomendado o consumo de 200 ml por dia. Já em capsulas, tomar uma, duas vezes ao dia.
Contraindicações
Em algumas pessoas o consumo excessivo de cranberry pode causar desarranjos intestinais (diarreia). Além disso, não é recomendado o consumo por pessoas que possuam diabetes, por conta da frutose, exceto se recomendado por um médico. Gestantes e pessoas com histórico de problemas renais também devem procurar um especialista antes de consumir a fruta.
Apesar de ainda não ser muito popular aqui no Brasil, não vai ser muito difícil encontrar a cranberry em supermercados e casas de produtos naturais. Sempre vai valer a pena optar por produtos saudáveis para auxiliar na prevenção de doenças.
Como é cultivada a Cranberry
Cranberry também conhecidas como oxicoco no Brasil, são nativas da América do Norte e são cultivados em aproximadamente 40.000 acres em todo o norte dos Estados Unidos e Canadá. Além disso, os Cranberry são colhidos em setembro e outubro. Porém, No Brasil, é encontrado principalmente na forma de suco e em frutas secas. Conhecido também como mirtilo-vermelho.
Desenvolvem-se em baixas vinhas em cama com areia, turfa, cascalho e argila. Estas camas são conhecidas como “brejos” ou “pântanos” e foram originalmente criados por depósitos glaciais.
Os pântanos comerciais utilizam sistema de zonas úmidas, terras altas, valas, calhas, lagos e outros corpos d´água que fornecem um habitat natural para uma variedade de vida animal e vegetal. Na época da colheita, estas planícies são alagadas para que os frutos flutuem até a superfície e facilitem a coleta. Apenas uma pequena porcentagem dos cranberries é produzida em solos secos.
Outros dois países que aderiram a produção destas frutinhas vermelhas são o Chile e a Polônia. No Chile, o cultivo é feito em piscinas (bogs) com desnível de 50 centímetros entre elas.
A colheita é mecanizada e começa na própria piscina, com pouca água. Depois, enche-se as piscinas com água para que as frutinhas subam à superfície e sejam aspiradas por uma máquina especial.
Ao todo, há mais de 100 variedades de cranberries que cresce na América do Norte. Hoje, o DNA de novas variedades é patenteado.